Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Atribuição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea - 2018
Salão Nobre da Reitoria, Largo do Paço, Braga - 15:00 segunda-feira, 19-11-2018
O Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, é o Prémio nacional de maior prestígio para jovens investigadores em História Contemporânea Portuguesa.
  Atribuição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea - 2018  
 

Reuniu o júri do Prémio de História Contemporânea,  que foi presidido pelo Professor José Viriato Capela, da Universidade do Minho e que contou como vogais, com o Professor Jorge Fernandes Alves, da Universidade do Porto e  a Professora Raquel  Pereira Henriques, da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de um Prémio  instituído há 27 anos pelo Doutor Victor Sá, para premiar trabalhos de investigação  sobre História Contemporânea de Portugal, que distingue  jovens investigadores e que se tornou o mais prestigiado Prémio, nesta área a nível nacional. 

A concurso estavam 11 obras, quase na totalidade teses de doutoramento,  numa edição muito participada como aliás já se vem tornando um hábito, o que demonstra quer o prestígio alcançado quer a vitalidade da historiografia portuguesa  contemporânea.

Os premiados em 2018 apresentaram-se a concurso com teses de doutoramento e foram os seguintes:

 

1º Prémio - ex-aequo

-Emanuel Chaves Pimenta Cabral Cameira, com a obra, "A& etc de Vítor Silva Tavares - narrativa histórico-sociológica" 

-José Carlos Duarte Rodrigues Avelãs Nunes, com a obra, "A Arquitectura dos Sanatórios em Portugal:1850-1970"

 

Menções Honrosas:

- Gonçalo Manuel Ferreira dos Santos Antunes, com a obra "Políticas sociais de habitação (1820-2015): espaço e tempo no concelho de Lisboa"

- Tânia dos Reis Alves, com a obra "1961 - Sob o viés da imprensa. Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império português."

 

No próximo dia 12 de  Dezembro, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria ocorrerá a sessão pública da atribuição dos Prémios bem como a apresentação dos trabalhos vencedores.

 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2019 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por CC Símbolo de Acessibilidade na Web D.