Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Exposição A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974
Galeria do Salão Medieval, Largo do Paço, Braga quinta-feira, 11-12-2014
Exposição e Catálogo - A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974 patente até ao dia 15 de Janeiro de 2015.A visitar em dias úteis das 9:00-18:00 - Entrada Livre
  Exposição A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974  
 

A Exposição e o Catálogo intitulados A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974, organizados para comemorar a dupla efeméride do 40º aniversário do 25 de Abril e dos 40 anos da Universidade do Minho, não pretendem apresentar um repertório completo da imprensa clandestina e do exílio publicada durante o período da Ditadura Militar e do Estado Novo, servirão para chamar a atenção para essa dimensão pouco conhecida e insuficientemente divulgada da atividade das Oposições, que constituiu a edição de jornais clandestinos durante o regime deposto no 25 de Abril e, simultaneamente, destacar a importância e a necessidade de se elaborar um repertório da imprensa clandestina publicada durante o quase meio século.
O estabelecimento do regime de censura prévia à imprensa, logo após o golpe militar que derrubou a I República em 28 de Maio de 1926, colocou um intransponível obstáculo à divulgação das posições de todos os sectores políticos e partidários que não comungassem da orientação que a partir de então foi imposta ao País. A única alternativa para ultrapassar esse bloqueio, ainda que exercida em condições extremamente difíceis, consistia na edição de publicações clandestinas, que expressassem os pontos de vista que então se procurava silenciar, solução a que recorreram todos os sectores da Oposição durante os 48 anos de vigência do Estado Novo. As dificuldades para a publicação e difusão desta imprensa eram enormes.
Os critérios para a seleção dos jornais apresentados nesta Exposição e nos vários quadros que complementam o Catálogo privilegiaram o carácter político e partidário dessas publicações. Este trabalho é da responsabilidade do Prof. José Manuel Lopes Cordeiro, do Instituto de Ciências Sociais da UM. 

 

 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por CC Símbolo de Acessibilidade na Web D.