Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Exposição de Azulejo em/in Braga - O Largo Tempo do Barroco
Galeria do Salão Medieval, Largo do Paço, Braga entre quarta-feira, 02-11-2016 e quarta-feira, 30-11-2016
Exposição de Azulejo em/in Braga - O Largo Tempo do Barroco, instalada na Galeria do Salão Medieval, organizada pelo Conselho Cultural e a Editora Centro Atlântica. Entrada Livre.
  Exposição de Azulejo em/in Braga - O Largo Tempo do Barroco  
 

 Sinopse da exposição

A Exposição agora inaugurada, estrutura-se em torno do livro, «Azulejo em/in Braga - O Largo Tempo do Barroco/The Baroque Period», de Libório Manuel Silva e apresenta nove fotografias em grandes dimensões e três instalações com fotografias emolduradas em réplicas de azulejos das fachadas do centro de Braga.
O azulejo é uma das expressões artísticas que mais distingue o património cultural português. Aplicado sem interrupções há mais de cinco séculos, a relação privilegiada que desde sempre estabeleceu com a arquitetura e com as outras artes confere-lhe um papel cimeiro na organização dos interiores de igrejas e palácios constituindo, mais tarde, um elemento diferenciador na paisagem urbana de tantas vilas e cidades do país.
Esta exposição dá uma perspetiva da azulejaria aplicada em Braga no largo tempo do barroco. O livro que esteve na base da exposição está organizado cronologicamente, mostrando a singularidade de muitos exemplares de painéis de azulejos do concelho de Braga, no contexto da totalidade artística que os caracteriza.
Tem início com os padrões do século XVII, avança para a narratividade e monumentalidade que identifica o ciclo da pintura a azul e branco, na viragem para o século XVIII e que se prolonga por toda a metade dessa centúria, e termina com o período rococó.
Uns mais visíveis do que outros (alguns encontram-se em capelas particulares e outros em espaços recônditos), os azulejos barrocos de Braga foram reunidos e revelados neste livro, convidando o leitor a uma visita e a um olhar mais atento a este impressionante património bracarense, que importa conhecer para melhor salvaguardar e legar às gerações futuras.

Sobre o Fotógrafo
Libório Manuel Silva é editor dos livros sobre fotografia mais vendidos em Portugal, autor de cerca de 30 livros e fotógrafo de cultura e património.
Fruto de um longo trabalho de investigação, prepara a publicação do segundo volume de Bibliotecas - Maravilhas de Portugal / Libraries  - Wonders of Portugal, a sua obra seminal, bem como do mais representativo livro sobre azulejaria nacional, Azulejos - Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal.
Nas suas sete obras já publicadas sobre Braga apresenta o conjunto mais representativo de fotografias a cores sobre o património bracarense editado em livro, composto por 750 imagens exclusivas.

Exposição patente até 30 de Novembro, a visitar dias úteis, no seguinte horário: 9:00 - 12:30 ;14:00 - 17:30



 

 

 

 

 

 

 

 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por CC Símbolo de Acessibilidade na Web D.